Programa não tão conhecido pelos trabalhadores, o Benefício Social Familiar 2024 traz vantagens interessantes para as empresas e seus colaboradores. Confira aqui as regras do programa!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Benefício Social Familiar 2024
Se você trabalha em uma empresa, existe uma chance de você já ter pelo menos ouvido falar do Benefício Social Familiar 2024, ou BSF.
Há mais de 20 anos ele vem cumprido o papel de amparador de inúmeras famílias que cumprem com certos requisitos.
Mas hoje o programa atua em praticamente todas as regiões do país, analisando e propondo soluções para necessidades específicas de cada segmento.
Neste artigo vamos mergulhar a fundo nas regras do programa e conferir que tipos de benefícios estão disponíveis.
O que é o BSF?
De maneira geral, podemos classificar o Benefício Social Familiar como um modelo inovador para o apoio à família dos colaboradores envolvidos com determinada empresa.
Com características de amparo, ele é útil, principalmente, nos momentos mais importantes da vida de um trabalhador, como acidentes, nascimento dos filhos, etc.
Entretanto, também disponibiliza uma série de utilidades para situações mais simples, como auxílios para creche e até exames médicos.
Desde que o colaborador se encaixe em uma das modalidades de serviços disponibilizados, o BSF começa rapidamente a fornecer suporte, gerando tranquilidade para toda a família.
Como funciona o Benefício Social Familiar?
Antes de mais nada, este é um benefício pago que, mais uma vez, funciona como uma espécie de seguro.
Entretanto, não é o trabalhador quem faz as contribuições mensais e sim a empresa. Em caso de necessidade, o colaborador ganha o direito a desfrutar de uma série de benefícios sociais para toda a sua família, sem nenhum custo adicional.
Outro ponto importante é que a adesão ao Benefício Social Familiar 2024 é obrigatória para as empresas, caso as convenções coletivas do local prevejam isso. Por outro lado, até mesmo os empregadores têm direito aos benefícios.
Benefícios do BFS
No caso do colaborador que atua em uma empresa onde existe o BSF, quando necessário, o sindicato da respectiva categoria e segmento libera o benefício praticamente sem burocracia.
Assim sendo, não é necessário esperar por uma comprovação de idade, período de carência ou coisa do tipo.
Atualmente, são mais de 50 benefícios para amparar o trabalhador e sua família, cobrindo coisas como natalidade, afastamento por doenças e até falecimento. Confira agora alguns dos principais:
- Cesta e Farmácia natalidade;
- Auxílio Creche trabalhadora;
- Capacitação;
- Manutenção de renda familiar;
- Enfermidade e Acidente;
- Pós-cirúrgico;
- Serviço funeral;
- Aposentadoria;
- Vale emergencial;
- Empréstimo consignado;
- Casamento;
- Auxílio babá;
- Atendimento médico para gestantes;
- Médico virtual.
Porém, enquanto alguns deles vêm em forma de um complemento ao salário (uma renda extra), outros aparecem em forma de bens de consumo ou serviços.
Benefícios para o empregador e sindicato
Mas como já dissemos, o trabalhador não é o único que sai ganhando com o Benefício Social Familiar 2024 e os sindicatos e até mesmo o empregador têm direito a soluções personalizadas para as suas necessidades.
Caso você tenha alguma dúvida sobre um benefício em particular, é possível conferir a lista completa para todos eles neste link!
Quanto custa o BFS para a empresa?
Já em relação aos custos, a empresa deve acertar um valor fixo com os sindicatos que deve ser assinado em Convenção Coletiva.
Mas não existe uma regra de quanto esse valor deve ser, variando de sindicato para sindicato e região para região. Mesmo assim, ele geralmente fica em torno dos R$20,00 por trabalhador.
Como utilizar o Benefício Social Familiar?
Caso você se encontre em uma situação onde precise do Benefício Social Familiar, poderá ser atendido facilmente acessando o site do BFS e clicando no menu “Autoatendimento” ou no ícone do WhatsApp.
Uma vez no aplicativo, é só informar seu nome e e-mail, para poder navegar entre as opções disponíveis e ser atendido pelo chatbot.
Mas como o responsável pelo benefício, pelo menos no caso dos trabalhadores, é o sindicato, você pode entrar em contato com o seu, para mais informações sobre o programa!