Você sabia? Todo trabalhador tem direito a estes benefícios além do salário

O salário e as aposentadorias não são os únicos benefícios para o trabalhador brasileiro. Existem várias regras que beneficiam o empregado e que às vezes nem ele próprio conhece. Confira neste artigo as principais delas!

Homem de capacete trabalhando em fábrica
Imagem de Senivpetro no Freepik

Benefícios para o trabalhador brasileiro

Quando uma pessoa começa a desempenhar funções como CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), seu principal direito comum é a garantia do salário, que varia com o cargo.

Porém, existem outros direitos que ele ganha automaticamente e que muitas vezes são negligenciados, tanto pelo empregador quanto pelo próprio empregado.

Ao longo deste artigo você vai conhecer os principais benefícios para o trabalhador brasileiro que você talvez nem conheça.

mais acessados

Piso Salarial dos Professores 2024

Tabela Atualizada e Salários.
Conferir
Você permanecerá no site atual

Quais são os principais benefícios que a CLT garante para o trabalhador?

Ao assinar a carteira de trabalho, o trabalhador automaticamente garante uma série de benefícios únicos e uma parte deles, você com certeza já ouviu falar. Confira abaixo os principais e mais conhecidos benefícios que a CLT garante ao trabalhador!

Aposentadoria

A boa e velha aposentadoria INSS — idade, tempo de contribuição (extinto para contribuintes mais novos), invalidez, etc. — é um direito de todos os trabalhadores que contribuem com a previdência.

Pessoa de cadeira de rodas passeando em um jardim
Imagem de Jcomp no Freepik

Ao cumprir com certos requisitos, a pessoa passa a receber mensalmente uma porcentagem da média de todos os seus salários de contribuição.

Seguro-desemprego

O seguro-desemprego também é bem conhecido pelos trabalhadores. Desde que demitido sem justa causa, a pessoa recebe as famosas “parcelas”, pagas durante alguns meses.

Mais uma vez, este benefício tem relação direta com o tempo de trabalho da pessoa, mas também se leva em conta quantas vezes ele já pediu o benefício e com que frequência.

13° salário

Outro dos principais benefícios de quem trabalha formalmente é o 13º salário. Aqui, não importa o tempo que o colaborador tem de casa, ele deve ser pago em até duas parcelas anuais.

Pessoa contando moedas e colocando em um pote
Imagem de Jcomp no Freepik

O valor deve ser igual ao salário de remuneração (descontado pelo INSS), caso a pessoa tenha trabalhado no local por mais de 1 ano.

Custo de Vida em Portugal

Quanto Custa Viver no País em 2024?

Benefícios menos conhecidos para os trabalhadores

Mas além dos já mencionados, existem alguns benefícios mais incomuns, ou menos comentados, e que você provavelmente nunca ouviu falar.

Mesmo assim, eles são conquistas importantes que podem ajudar o trabalhador em momentos específicos. Confira!

Descanso semanal remunerado

Em relação à jornada de trabalho, o descanso semanal remunerado é uma regra bem importante.

Nela, o trabalhador tem direito a pelo menos 24 horas seguidas de descanso durante a semana. Vale notar que, embora a maioria das empresas faça isso aos domingos, a folga pode acontecer em qualquer dia da semana.

Horas extras

Nessa, muita gente passa batido. A CLT também estabelece a carga horária máxima de trabalho — 8 horas diárias e 44 horas semanais.

Porém, é possível exceder esse limite, desde que o empregador pague essas horas extras. Muita gente acaba trabalhando muito mais horas do que isso e nem sabe que têm direito a remuneração.

Homem em escritório fingindo estar olhando as horas em um relógio
Imagem de Kamran Aydinov no Freepik

Pelas regras, o limite é de 2 horas extras diárias, num valor equivalente a 50% a mais do que o valor normal da hora de trabalho. Mas para isso você deve dividir o valor diário do seu salário pelo número de horas trabalhadas por dia.


Outros benefícios para o trabalhador

E estes são apenas alguns dos benefícios aos quais o trabalhador brasileiro tem direito.

Na lista ainda podemos incluir o adicional noturno, férias remuneradas, faltas justificadas, auxílios diversos, vale-transporte, abonos como o PIS 2024 por exemplo, FGTS etc. Alguns deles são concedidos pela própria previdência, enquanto outros são custeados pelos empregadores.

E se você quiser saber mais sobre isso, basta dar uma olhada no documento CLT e normas correlatas, no portal do Senado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Renan Augustino
Renan é o principal redator do portal Salário 2024 onde traz consigo sempre textos com foco nas últimas notícias que importam para o trabalhador brasileiro. Ele é especialista na área de produção de conteúdo online desde 2015 e vem sempre mantendo os seus leitores bem atualizados sobre as últimas atualizações do Salário.