O valor da aposentadoria INSS 2024 é uma das maiores preocupações dos contribuintes que estão perto de se aposentar. As regras passaram por mudanças e acabaram deixando muita gente confusa. Confira aqui como calcular a sua!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Novo valor da aposentadoria INSS 2024
A aposentadoria INSS 2024 é um benefício que garante uma renda mensal aos contribuintes da Previdência. Ele é o tão sonhado objetivo de todos que contribuem por anos e anos durante sua vida laboral.
Mas o sonho pode acabar virando um pesadelo quando você percebe que o valor que você vai receber é muito menor do que o esperado.
Nesses casos, é preciso entender bem como é feito o cálculo da aposentadoria, afinal, ele depende de vários fatores. E devido à reforma da previdência, no final de 2019, está mais complicado do que nunca saber exatamente quanto você vai receber.
Como a aposentadoria é calculada?
E para saber o valor da aposentadoria, o contribuinte deve se atentar a alguns fatores, como:
- Valor base: uma porcentagem da média dos;
- Tempo de contribuição: por quanto tempo a pessoa contribui;
- Idade de aposentadoria: com quantos anos a pessoa vai se aposentar;
- Modalidade: a modalidade da aposentadoria também é fator determinante do salário final.
Tipos de Aposentadorias INSS 2024
Regras e Vantagens de cada uma.Como calcular o valor da aposentadoria INSS passo a passo?
O primeiro passo para calcular a aposentadoria é descobrir a média dos seus salários de contribuição. Mas, dependendo de quando você começou a contribuir (antes ou depois da reforma), esse valor é calculado de forma diferente.
Confira abaixo como calcular a média salarial antes e depois da reforma previdenciária!
Antes da Reforma
Para aqueles que preencheram os requisitos da aposentadoria antes da reforma, ou seja, até o dia 12/11/2019.
Nesses casos, o cálculo é feito da seguinte forma:
- Atualiza todos os salários de contribuição desde julho de 1994 (correção monetária);
- Descarte dos 20% menores valores;
- Média dos 80% restantes.
Desta forma, o salário de aposentadoria do contribuinte antes da reforma era equivalente aos 80% maiores salários de contribuição (corrigidos), desde 1994.
Após a Reforma
Já depois da reforma, o cálculo passou por ajustes e agora utiliza a média de 100% dos salários. Ela é válida para casos onde a pessoa começou a contribuir depois da reforma, ou não conseguiu preencher os requisitos antes dela.
A conta agora é feita da seguinte forma:
- Média de todos os salários de contribuição desde julho de 1994, corrigidos;
- 60% dessa média;
- Adicional de 2% por ano após o período mínimo de contribuição.
Vale mencionar, entretanto, que com as novas regras, o tempo mínimo de contribuição para a aposentadoria é de 20 anos para os homens e 15 anos para as mulheres.
Por exemplo, um homem que contribuir por 30 anos, ao invés dos 20, deverá se aposentar com 80% da média dos salários — 20 anos de contribuição (60%) + 10 anos extras de contribuição (20% ou 2 * 10).
Casos especiais
Pela regra acima, quanto mais você contribuir, maior será o seu salário de aposentadoria. Porém, este valor respeita o limite de 100% da média e o piso e teto da previdência.
Atualmente, o piso do INSS é igual ao salário mínimo vigente (R$1.320,00) e o teto foi estabelecido em R$7.507,49. Respectivamente, estes valores representam os menores e maiores salários que os beneficiários podem receber, conforme explica o órgão.
Também é importante se atentar às variações do cálculo que podem acontecer dependendo da modalidade de aposentadoria. Aqui podemos citar a aposentadoria por invalidez quando a invalidez é resultado do trabalho, cujo cálculo considera 100% da média dos salários.
Como simular o valor da aposentadoria INSS?
Para aqueles que queiram saber quanto iriam receber caso se aposentassem, o INSS disponibiliza o Simulador de Aposentadoria. Confira abaixo como acessar e usar a ferramenta:
- Acesse o portal Meu INSS;
Nesta página você pode conferir quanto e o que falta para se aposentar em diferentes modalidades.
Mas esta página serve apenas como referência e caso queira dar entrada na aposentadoria, o aconselhado é procurar um advogado para te ajudar nestas questões. Afinal, este é um processo extremamente burocrático e muita coisa pode dar errado.