Principal índice para o reajuste do salário-mínimo, o INPC 2024 é um dado no qual qualquer pessoa interessada nos assuntos financeiros do país deve ficar de olho. Mas você sabe de quanto é o INPC hoje? Confira essa informação neste artigo!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
O que é o INPC 2024?
Você com certeza já ouviu falar da inflação, mas sabe como ela de fato funciona e como a gente faz para medi-la?
A inflação é o nome que damos ao aumento do custo de serviços e produtos ao longo de um tempo. Ou seja, é aumento do preço das coisas.
Esse é um dado de extrema importância, por exemplo, na hora de definir o novo salário-mínimo brasileiro, uma vez que esse deve ser reajustado com base nele.
E por falar em dados, para medir a inflação usamos os chamados indicadores, dos quais o INPC 2024 é um dos mais importantes.
Para que servem os indicadores de inflação?
Sigla para Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o INPC é um dos principais indicadores usados pelo governo. Hoje, o INPC dos últimos 12 meses, até novembro, determina a base do reajuste do salário mínimo.
O dado é responsabilidade do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que também indica o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Qual a diferença entre eles?
Ambos os índices têm o mesmo objetivo, mas com propostas e abordagens um pouco diferentes.
Segundo o próprio IBGE, eles servem para:
“… medir a variação de preços de uma cesta de produtos e serviços consumida pela população. O resultado mostra se os preços aumentaram ou diminuíram de um mês para o outro.”
Dito isso, o IPCA concentra suas pesquisas com base no estilo/custo de vida de famílias que recebem entre 1 e 40 salários mínimos por mês.
Por outro lado, o INPC considera apenas a variação que afeta famílias que recebem entre 1 e 5 salários mínimos mensalmente.
Logo, o INPC representa bem melhor as famílias brasileiras mais pobres, pessoas nos grupos mais expostos e afetados pelas variações de preços, como explica o órgão.
Qual o INPC em 2024?
2024 mal chegou, mas o governo já está correndo atrás de prever o INPC para o ano todo. Dessa forma, é possível se adaptar melhor a possíveis situações inusitadas que afetem as finanças do país.
Mas antes de conferirmos as projeções do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), vamos dar uma olhada no INPC de novembro de 2023 até agora. Afinal, esse marca o início dos registros para determinar a inflação para 2024 inteiro.
E segundo o IBGE, até o momento a inflação do último mês foi de 0,10% desde novembro, como é possível ver na imagem acima. No mesmo período, o IPCA teve uma variação de 0,28%.
Previsão do Ipea para 2024
Com dados como este e informações do INPC nos últimos anos, o governo também já preparou sua estimativa para o INPC 2024.
Segundo o órgão, durante este ano devemos observar um processo de “descompressão inflacionária” causado em parte pela “desaceleração dos preços administrados”.
No fim, a projeção é que o IPCA e o INPC tenham altas de 4,0% e 3,8%, respectivamente, o que deve afetar diretamente o salário-mínimo em 2025.
Para comparação, em novembro de 2023 o INPC acumulado dos últimos 12 meses havia chegado em 3,85%, que já havia sido muito inferior aos 5,97% registrados em novembro de 2022.