Informações sobre como se aposentar com o teto do INSS 2024 é uma das coisas mais procuradas por aqueles que estão prestes a receber o benefício. Entretanto, é importante se atentar às regras já que receber o valor máximo pode ser algo bem complicado.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Aposentar com o teto máximo do INSS
Se você está perto da tão sonhada aposentadoria, é importante saber que o valor final do benefício (aquele que vai receber mensalmente), depende principalmente da sua própria contribuição.
No INSS, o valor da aposentadoria é equivalente ao valor médio dos salários de contribuição de cada pessoa. A partir daí, vários modificadores são inseridos, como tempo de contribuição, pontos, idade, etc.
Também é bom notar que as regras mudam de caso para caso. Por exemplo, pessoas que na data da Reforma da Previdência (12/11/2019) já cumpriam os critérios para se aposentar, seguem um cálculo. Já quem cumpriu esses requisitos depois segue outros.
Mas antes de se aprofundar no texto, é bom ressaltar que é quase impossível se aposentar com o teto do INSS. Não só as regras mudam o tempo todo, como coisas como a inflação atrapalham muito a vida do beneficiário.
Entretanto, é possível se aposentar com um valor próximo ao teto, desde que a pessoa entenda bem como a previdência funciona.
Qual o Teto do INSS em 2024?
O teto do INSS é o limite máximo que a previdência pode pagar de benefício a uma pessoa mensalmente. Atualmente, o teto do INSS é de R$7.507,49.
Mas quando define o teto, o órgão também define o piso (valor mínimo dos benefícios) e as porcentagem sobre diferentes faixas de salários para a contribuição.
Por exemplo, pessoas que recebem o salário-mínimo devem contribuir com 7,5% desse valor mensalmente para garantir os benefícios previdenciários. Ao se aposentar, elas receberão um salário equivalente ao piso (o salário mínimo vigente).
Mas é bom ficar de olho porque esses valores e a porcentagem de contribuição podem mudar a qualquer momento.
Como saber o valor que vou me aposentar?
O valor da aposentadoria depende de diversos fatores, incluindo tempo de contribuição, a idade, a média salarial e o tipo de benefício. Mas a relação entre a aposentadoria e a reforma da previdência é de grande importância.
Por exemplo, antes dela, quem se aposentou até o dia 12/11/2019, recebia um salário equivalente à média das 80% maiores contribuições.
Ou seja, para se aposentar com o valor máximo do INSS, uma pessoa deveria ter contribuído com o valor do teto em pelo menos 80% das vezes, antes de pedir a aposentadoria.
Após a reforma
Depois da reforma, o cálculo mudou bastante. O salário agora leva em consideração a média de todos os salários de contribuição, os homens precisam ter contribuído por pelo menos 20 anos e as mulheres por pelo menos 15.
A aposentadoria é equivalente a 60% dessa média, mas para cada ano de contribuição a mais do que o estabelecido, ela sobe em 2%.
Como se aposentar com 100% do salário?
Ou seja, para se aposentar com 100% da média dos salários, nas regras novas, os homens terão que cumprir com todos os requisitos e ter pelo menos 40 anos de contribuição (35 anos para as mulheres).
Já nas regras antigas, apenas cumprindo o tempo e idade mínima já era o suficiente para ter 100% da média dos 80% maiores salários de contribuição.
Vale notar que essas regras podem mudar conforme o tipo de aposentadoria, então é bom ficar de olho em como cada uma delas funciona. Por exemplo, em algumas modalidades é preciso contabilizar o fator previdenciário.
Quanto contribuir para receber o teto do INSS 2024?
Para aqueles que desejam se aposentar com o teto do INSS (ou com um valor próximo a ele), só existe uma coisa a ser feita: sempre contribuir com o valor máximo da tabela.
Por exemplo, neste ano, o teto do INSS é de R$7.507,49 e a porcentagem de contribuição para ter direito a ele é de 14% do valor.
Se ao longo dos anos o cidadão contribuiu apenas com os valores equivalentes ao teto, ao tirar a média corrigida, o esperado é que o valor seja próximo ao teto vigente.
Lembrando que ele deve se atentar às informações do capítulo anterior, principalmente sobre as regras antes e depois da reforma.
Simulação de aposentadoria
E se você ainda estiver em dúvidas sobre o valor com o qual vai se aposentar, é possível entrar no site do INSS e fazer uma simulação de aposentadoria. Confira como abaixo:
- Acesse o Meu INSS;
Essa simulação não funciona como um cálculo definitivo, mas serve de orientação para você se planejar financeiramente.
Mas se você estiver com dúvidas, deve procurar um advogado especialista em assuntos da previdência. Afinal, os cálculos podem ser complicados e tem muita burocracia envolvida.