O salário corretor de imóveis 2024 é um tema bastante procurado por aqueles que querem investir na área. Porém, existem várias dúvidas sobre a carreira e principalmente sobre a remuneração. Confira aqui quanto um corretor de imóveis recebe por mês e o que é necessário para se tornar um!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
O que faz um corretor de imóveis?
Se você nunca ouviu falar em um corretor de imóveis, ele é o profissional responsável por agir como intermediário em transações envolvendo imóveis comerciais e residenciais — compra, venda, locação e permuta.
Suas obrigações incluem acompanhar seus clientes durante toda a negociação, indo desde a primeira visita até a assinatura do contrato. Porém, alguns corretores ficam completamente responsáveis pelo imóvel a ser vendido e nesse caso devem procurar por compradores.
Seus salários variam bastante e em alguns casos podem ficar entre os maiores do país. Além disso, os requisitos para entrar na área não são tão altos.
E se você está interessado na profissão, obviamente vai querer saber quanto ganha um profissional da área. Por isso, neste artigo vamos te falar qual é o salário de um corretor de imóveis em 2024.
O que é preciso para ser um corretor de imóveis?
Um dos grandes diferenciais da área é que ela é uma das poucas que podem resultar em remunerações altíssimas, mas que não exigem o ensino superior.
Para se tornar um corretor de imóveis, no geral, a única formação escolar exigida é o Ensino Médio completo. Porém, a pessoa também vai precisar de um registro no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (CRECI).
Para conseguir este último requisito, porém, o profissional deve ter concluído pelo menos 1 desses 3 cursos:
- Técnico em Transação Imobiliária: nível técnico com duração de um ano;
- Tecnólogo em Gestão Imobiliária: superior tecnológico com duração de dois anos;
- Bacharel em Ciências Imobiliárias: graduação com duração de quatro anos.
Além disso, a pessoa precisa ter habilidades relevantes para a área. Especialmente os aspectos financeiros, legais e técnicos da profissão.
Entre as características de um bom corretor de imóveis, podemos citar:
- Autoconfiança;
- Negociação e vendas;
- Paciência;
- Perseverança;
- Rede de contatos;
- Relacionamento interpessoal;
- Resiliência.
Áreas de atuação
E se você está se perguntando sobre as possibilidades de trabalho como um corretor de imóveis, saiba que você tem algumas opções de onde desempenhar suas atividades.
A primeira delas é em uma imobiliária, inclusive é a mais comum. Essa é especialmente útil para quem está começando, já que vai ter acesso a coisas como carteira de clientes e imóveis e apoio e mentoria de uma equipe já experiente.
A pessoa também pode optar por trabalhar em construtoras, especialmente na venda de imóveis na planta ou em construção. Porém, aqui já é necessário ser um profissional mais experiente, já que você vai fazer tudo praticamente sozinho.
E por último, é possível virar um corretor de imóveis autônomo. Essa é a opção que mais dá liberdade e você pode escolher os horários de trabalho e com quais imóveis quer trabalhar. Porém, você mesmo tem que ir atrás desses imóveis e compradores.
Salário de corretor de imóveis em 2024
O salário de corretor de imóveis em 2024 não possui um piso salarial fixo. Na verdade, em alguns lugares eles nem mesmo contam com um salário. A maior parte da sua remuneração vem das comissões das transações pelas quais é responsável.
E isso é tanto uma coisa boa quanto uma coisa ruim. Afinal, segundo o Glassdoor, a média salarial atual do corretor de imóveis no país é de R$8.700,00.
Mas isso não significa que todo mundo na profissão recebe salários assim. Isso vai variar bastante de onde você atua e em que tipo de transações você vai participar.
Na verdade, a média salarial de corretores de imóveis contratados — com registro na carteira — é bem menor. Segundo o Salário, o profissional da área que trabalha em média 44 horas semanais recebe mais ou menos R$1.976,73 por mês.
E como o salário de um corretor é extremamente volátil, uma dica para quem está pensando na profissão é ter uma reserva de emergência. O aconselhado é ter guardado pelo menos o suficiente para cobrir o seu custo de vida por pelo menos 1 ano.
Tabela com as taxas de corretagem para o salário de corretor de imóveis
Como o corretor de imóveis recebe seu salário em forma de comissões, ao invés de um salário-mínimo, ele deve sempre estar atento às taxas de corretagem dos negócios que ele fecha.
Essas são pequenas porcentagens que eles recebem sobre o valor total de cada transação realizada e variam conforme o tipo de imóvel e o seu local.
Confira abaixo um exemplo das porcentagens que o profissional ganha segundo a tabela do CRECI do estado de São Paulo:
- Venda:
- Imóveis urbanos e industriais: 6% A 8%;
- Imóveis rurais: 8% a 10%;
- Venda judicial: 5%;
- Locação:
- De qualquer tipo: Equivalente ao aluguel de 1 mês;
- De temporada: 30% do valor recebido;
- Administração de bens e imóveis: 8 a 10% ao mês.
Fonte: CRECI-SP
No link acima também constam as taxas para diversos outros serviços que o corretor de imóveis pode prestar.