Pedágio na Aposentadoria 2024: Como funciona? Regras Atualizadas

Uma das modalidades do benefício que mais deixam as pessoas é o pedágio na aposentadoria 2024. Afinal, ela possui diversas regras que complicam na hora de fazer os cálculos. Veja aqui como ele funciona 

Pedágio na Aposentadoria 2024
Imagem de Pressfoto no Freepik

Pedágio na aposentadoria 2024

O pedágio na aposentadoria faz parte das regras de transição, que chegaram com a Reforma da Previdência.

Ele — dividido entre as regras de 50% e 100% — estabelece requisitos para facilitar a aposentadoria de pessoas que estavam próximas a conseguir o benefício quando a reforma foi instaurada.

Nesse caso, ao invés de ter que cumprir com as novas regras, que acabaram com a aposentadoria por contribuição, as pessoas podem simplesmente “pagar” um tempo extra de trabalho para ter direito a se aposentar.

http://Valor%20da%20Aposentadoria%20INSS%202024
Aposentadoria INSS

Valor da Aposentadoria INSS 2024

Descubra como Calcular
Conferir
Você permanecerá no site atual

O que é pedágio de 50% e 100% na aposentadoria?

O pedágio foi uma forma que o governo implementou para diminuir o impacto da reforma sobre as pessoas que estavam prestes a se aposentar quando ela foi implementada.

Como Calcular a Aposentadoria do INSS 2024
Imagem de Cookie Studio no Freepik

Neste caso, além de completar os requisitos antigos da aposentadoria por tempo — extinta após a reforma — eles deviam contribuir por um tempo extra e até ter uma idade mínima.


Como funciona a regra do pedágio para aposentadoria?

O pedágio na aposentadoria 2024 é dividido em duas partes, a regra de 50% e a de 100%. Cada uma delas funciona de maneira completamente diferente, uma da outra. Confira abaixo as regras para cada uma!

Regra do pedágio de 50%

A primeira, a de 50%, é destinada a segurados que estavam há no máximo 2 anos de se aposentar (pelo tempo de contribuição) quando a reforma começou a valer — dia 13 de novembro de 2019.

Na época, o tempo de contribuição era de 35 anos para os homens e 30 anos para as mulheres. Nesses casos, os contribuintes só precisam completar o tempo restante de contribuição + 50% desse tempo.

Por exemplo, se uma pessoa faltava 2 anos para se aposentar, ela terá que cumprir os 2 anos mais a metade desse tempo (3 no total), a partir da data da reforma, para ter direito a aposentadoria.

Regra do pedágio de 100%

Um pouco mais abrangente, a regra de 100% contempla todos os outros casos de pessoas que contribuíram desde antes da reforma.

Neste caso, o segurado precisa concluir o dobro do tempo mínimo de contribuição que ele faltava para se aposentar quando a reforma começou a valer, mencionado anteriormente.

Valor da Aposentadoria INSS 2024
Imagem de Shurkin_son no Freepik

Mas esta não é a única mudança, a modalidade também introduz um tempo mínimo de idade, não existente na regra de 50%.

Nesta regra, válida para aposentados do INSS e servidores públicos, é preciso ter uma idade mínima de 57 anos para mulheres e de 60 anos para homens (além do pedágio), para se aposentar.


Qual o valor da aposentadoria do pedágio?

As regras também possuem diferenças em relação ao cálculo da aposentadoria.

Na de 50%, o valor é calculado com base na média de todos os salários dos contribuintes desde julho de 1994. Neste caso, também deve-se aplicar o fator previdenciário sobre a média.

http://Como%20Calcular%20a%20Aposentadoria%20do%20INSS%202024
Passo a Passo

Como Calcular a Aposentadoria do INSS 2024

Regras Atualizadas!
Conferir
Você permanecerá no site atual

A grande diferença entre os pedágios de 50% e 100% é que no último não existe fator previdenciário. Ou seja, no pedágio de 100%, em troca do tempo extra de contribuição e da idade mínima, o segurado pode se aposentar com 100% da média de todas as suas contribuições.


Qual das duas regras é a mais benéfica?

Para decidir qual regra vale mais a pena é necessário conferir seu histórico de contribuições e as informações como tempo de contribuição e idade.

Por exemplo, no pedágio de 100% não existe fator previdenciário, que pode diminuir bastante o valor da aposentadoria. Por outro lado, nesta modalidade é necessário ter a idade mínima.

Quem Tem Direito ao Seguro Desemprego 2023
Imagem: Drazen Zigic no Freepik

Também é bom considerar que hoje, em 2024, poucas pessoas ainda têm direito ao pedágio de 50%, visto ser necessário faltar até 2 anos para se aposentar por contribuição no final de 2019.


Como solicitar o pedágio na aposentadoria 2024?

A solicitação é feita no portal do INSS, seguindo os passo abaixo:

  1. Acesse o Meu INSS;
Meu INSS
Imagem: Reprodução / Meu INSS
  • Faça login com as credenciais do portal Gov;
  • Pesquise por “Aposentadoria por Tempo de Contribuição / Idade Urbana”;
  • Siga as instruções e depois selecione “Aposentadoria por Tempo de Contribuição”;
  • Insira os dados necessários e espere a avaliação do INSS.
  • Será preciso preencher todos os dados, incluindo anexar os documentos necessários. A recomendação é que qualquer um que for tentar o serviço procure a ajuda de um advogado da área.

    O que você achou disso?

    Clique nas estrelas

    Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

    Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Renan Augustino
    Renan é o principal redator do portal Salário 2024 onde traz consigo sempre textos com foco nas últimas notícias que importam para o trabalhador brasileiro. Ele é especialista na área de produção de conteúdo online desde 2015 e vem sempre mantendo os seus leitores bem atualizados sobre as últimas atualizações do Salário.