É de extrema importância entender bem como funciona a aposentadoria 2024. O processo possui diversas regras e muita gente acaba se atrapalhando na hora de fazer. Neste artigo nós te explicaremos tudo sobre como dar a entrada na aposentadoria, os prazo e os valores!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Aposentadoria INSS em 2024
A aposentadoria é um benefício da previdência cujo objetivo é garantir uma fonte de renda mensal a pessoas que cumprem certos requisitos. Desta forma elas podem se afastar das suas atividades de trabalho.
Este é um direito importante para garantir que os trabalhadores alcancem uma renda base quando não podem mais exercer suas funções, ou quando atingem certas metas.
No Brasil, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o responsável por administrar e pagar os benefícios da Previdência Social.
Modalidades de aposentadoria do INSS e regras
A aposentadoria do INSS cobre diversas modalidades e é necessário conhecê-las para escolher a que melhor se adequa a sua situação, afinal, cada uma delas possui regras próprias.
No INSS, uma pessoa pode se aposentar nas seguintes categorias:
- Aposentadoria por idade para trabalhador rural: atendendo também a pescadores e indígenas, a idade mínima para esta modalidade é de 60 anos, se homem, e 55, se mulher. Além disso, a pessoa precisa de pelo menos mínimo de 180 meses trabalhados na atividade rural;
- Aposentadoria por idade para trabalhador urbano: concedida aos trabalhadores com idade mínima de 65 anos, se homens, ou 62 anos, se mulheres. Também é necessário ter pelo menos 15 anos de contribuição ao INSS e uma carência mínima de 180 contribuições;
- Aposentadoria por tempo de contribuição: modalidade concedida aos trabalhadores que comprovem o mínimo de 35 anos de contribuição, se homens, ou 30 anos de contribuição, se mulheres;
- Aposentadoria da pessoa com deficiência por tempo de contribuição: concedida a pessoas com o tempo de contribuição mínimo para se aposentar conforme o grau de deficiência (grave, moderada ou leve). Também é necessário comprovar pelo menos 180 meses de trabalho urbano ou rural, como deficiente;
- Aposentadoria da pessoa com deficiência por idade: concedida a pessoas com o mínimo de 60 anos, se homem, e 55, se mulher que trabalharam por pelo menos 180 meses contribuindo sob a condição de deficiente.
Outras modalidades
Também existem as aposentadorias na modalidade especial e por invalidez. O primeiro caso contempla pessoas que trabalham sob exposição a agentes nocivos à saúde ou à integridade física e o tempo mínimo de contribuição varia conforme o nível de risco. Também é necessário ter idade mínima.
Já o segundo caso é concedido a trabalhadores que se tornam incapazes de exercer qualquer atividade de trabalho devido a doenças ou acidentes. No geral, essas pessoas precisam de pelo menos 12 meses de contribuição no INSS, mas existem exceções.
Ainda existem outras modalidades, como os acordos internacionais da previdência, e na hora de solicitar a sua é preciso ficar de olho para ver se você se encaixa nos requisitos.
Valores da aposentadoria 2024
O valor da aposentadoria é determinado pela média de todos os salários de uma pessoa desde o mês de julho de 1994.
Além disso, a pessoa precisa de pelo menos 15 anos de contribuição. Cumprindo este prazo, ela terá direito a uma aposentadoria de 60% do valor da média salarial.
Mas esse valor pode mudar, chegando a até 100% com mais tempo de contribuição. Para os homens, o valor sobe 2% a cada ano a partir de 20 anos de contribuição. No caso das mulheres, os acréscimos começam a partir dos 15 anos de contribuição.
Vale lembrar que o INSS possui um piso salarial igual ao salário mínimo vigente (R$1.320,00) e um teto estabelecido em R$7.507,49. Automaticamente, esses são os valores mínimos e máximos que um aposentado pode receber.
Como dar entrada na aposentadoria 2024
Dar entrada na aposentadoria é um processo bem simples, mas é preciso ficar de olho para não se perder.
Os segurados do INSS podem solicitar a aposentadoria online, pelo aplicativo ou site Meu INSS, seguindo estes passos:
- Acesse o Meu INSS;
Embora seja possível fazer isso sozinho, o aconselhado é que você seja acompanhado por um advogado especialista na área. Além da possibilidade do benefício ser negado, você vai precisar de ajuda para ter certeza se o valor da aposentadoria condiz com suas contribuições.
Você pode acompanhar a resposta no Meu INSS, clicando no botão “Consultar Pedidos”!