Está na hora de conferir os detalhes do 13° Salário Antecipado do INSS 2024. O governo já disponibilizou o calendário e os beneficiários devem ficar de olho nas datas. Confira aqui quem tem direito aos pagamentos e quando receber!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
13° Salário Antecipado do INSS 2024
Também conhecido como gratificação natalina, o 13° é um dos benefícios mais esperados pelos trabalhadores, aposentados e pensionistas do INSS.
Nele a pessoa recebe uma bonificação anual extra, que é paga geralmente no fim do ano e ajuda as pessoas a fecharem as contas em um dos períodos onde têm mais gastos.
Mas o INSS paga o benefício do 13° em duas parcelas: a primeira é equivalente a 50% do valor e geralmente entre os meses de outubro e novembro; já a segunda acontece em dezembro.
Assim sendo, neste artigo você vai aprender sobre o 13° Salário Antecipado do INSS 2024, uma modalidade de antecipação do 13° que acontece em situações específicas.
Como funciona a antecipação do décimo terceiro do INSS?
Antes de mais nada, a antecipação do 13º salário do INSS é uma medida tomada pelo Governo Federal em situações onde se faz necessário auxiliar os beneficiários.
Por isso, ela só acontece em períodos de crise, como foi o caso da pandemia de COVID-19 em 2020.
Assim sendo, o governo libera uma medida provisória para instituir a antecipação. Porém, as datas e forma de implementação dependem das decisões dos governantes e podem variar dependendo das condições econômicas do país.
Caso instituída, a antecipação altera o calendário regular do 13°. Por exemplo, em 2023, o INSS pagou a primeira parcela do 13º salário no início de junho.
Quem vai receber o 13° Salário Antecipado do INSS 2024?
No caso do INSS, tem direito ao 13° os segurados que por algum motivo recebem algum benefício da previdência. Logo, estão inclusos:
- Quem recebe os auxílios doença, acidente e reclusão;
- Os aposentados;
- Pensionistas;
- Quem recebe salário-maternidade.
Mas vale lembrar que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) fica de fora dessa lista.
Quando que o INSS vai pagar o décimo terceiro antecipado?
Além disso, também não existe uma data definida para a antecipação do dinheiro. Uma vez que ela só ocorre sob medida do governo, é nesse momento que eles definem as datas.
Mesmo assim, o mais comum é que a antecipação aconteça entre os meses de maio e julho.
Porém, essas informações podem mudar a qualquer momento e por isso é bom verificar as atualizações mais recentes junto ao INSS ou órgãos governamentais.
Tirando isso, a antecipação é igual ao pagamento normal e acontece junto com o calendário de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tendo como ordem o final do Número do Benefício (NB).
Quando será paga a primeira parcela?
Até agora, o governo ainda não decidiu se vai ou não liberar o 13° Salário Antecipado do INSS 2024. Mas caso isso aconteça, ele deve ser dividido em duas parcelas.
Começando pelos que recebem até um salário-mínimo, cujos depósitos da primeira parcela começam no dia 25 de maio, indo até o dia 7 de junho. Já a segunda parcela vai do dia 26 de junho até 7 de julho.
As datas acima seguem a ordem do número final do NB. Porém, quem recebe acima de um salário mínimo segue um cronograma diferente.
Seus pagamentos acontecem no dia:
- 1 de junho: NB 1 e 6;
- 2 de junho: NB 2 e 7;
- 3 de junho: NB 3 e 8;
- 4 de junho: NB 4 e 9;
- 5 de junho: NB 5 e 0;
Já na segunda parcela fica assim:
- 3 de julho: NB 1 e 6;
- 4 de julho: NB 2 e 7;
- 5 de julho: NB 3 e 8;
- 6 de julho: NB 4 e 9;
- 7 de julho: NB 5 e 0;
Fonte: Gov
Quanto será o 13° Salário Antecipado do INSS 2024?
Como de costume, a primeira parcela do 13° antecipado será igual a 50% do valor do benefício, sem descontos. Desta forma, a segunda parcela é equivalente aos outros 50%. Mas, neste caso, ela pode incluir tributação.